Escolha o shampoo certo.  Nada de cair no papo de que shampoo é tudo igual. Usar o produto adequado faz toda a diferença na hora de conseguir um cabelo bonito. “Quem tem cabelo crespo tem os fios naturalmente mais secos e quebradiços, então o ideal é optar por uma versão mais nutritiva e hidratante”, aconselha Jeferson Vianna, hairstylist da The Barber.

Não deixe de usar condicionador. É indispensável fazer uma lavagem completa usando shampoo e condicionador, já que o formato do cabelo crespo impede que a hidratação natural do fio chegue até as pontas. Fazendo o uso desses dois produtos, o óleo natural irá penetrar o cabelo com mais facilidade, além disso, facilita o desembaraço. “Uma dica legal é alternar o uso do shampoo, deixando-o de lado alguns dias para apostar apenas no condicionador, fazendo o famoso co-wash”, indica Jeferson.

Hidrate os fios. Homens em geral não lembram muito dessa ferramenta, aqueles que possuem os fios crespos não seriam diferentes. Mas, chegou a hora de mudar os hábitos! Invista em uma boa máscara hidratante de farmácia e aplique nos cabelos uma ou duas vezes na semana. Segundo o hairstylist , outra super dica é adicionar um óleo ao creme, pode ser de coco, de argan ou de rícino.

Faça as pazes com o barbeiro. Se você é do tipo que só corta os cabelos quando ele está realmente atrapalhando a visão e para em qualquer barbearia de esquina, chegou a hora de mudar seus conceitos. Manter a rotina de cuidados, fazer o corte certo e ter um profissional de confiança são indispensáveis para ter fios sempre bonitos e com um volume ideal. “O mais indicado é visitar a barbearia pelo menos uma vez a cada dois meses”, afirma o expert.

Faça do leave-in o seu novo melhor amigo. Muitos acham que é frescura, mas o leave-in é importantíssimo e pode ser um grande aliado de quem tem fios crespos. De acordo com Vianna, o produto deve ser aplicado depois de retirar a umidade dos fios com uma toalha por toda a extensão dos fios. O segredo está em evitar a raiz e jamais apertar ou esfregar o cabelo. O leave-in cria uma película protetora que hidrata, protege e elimina o frizz.