Não é só o cabelo que precisa de atenção para estar sempre saudável e bonito. A barba também requer cuidados especiais para não ganhar um aspecto de desleixo. Não é preciso adotar nenhuma rotina elaborada; basta corrigir alguns hábitos ruins do dia a dia e encontrar os produtos certos para manter a barba limpa e macia. Mas na correria do dia a dia, os homens acabam cometendo erros que podem comprometer não só a qualidade dos fios, mas como a pele. Segundo Vinicius Danieli, proprietário da rede OBDE (O Barbeiro da Esquina), que está diariamente em suas 6 lojas, relata os erros e dá dicas de como melhorar o aspecto da barba. Confira: 

 NÃO LAVAR A BARBA

Assim como os cabelos, a barba também precisa ser lavada regularmente – e só água não é suficiente. “Por terem fios mais grossos e espessos, as barbas necessitam de tratamentos e cuidados sempre.” explica Vinicius. Por isso, usar shampoo e condicionador na hora de lavar a barba é fundamental. Essa rotina simples deixa os fios mais limpos, cheirosos e macios. Uma dica para todos os níveis de barba, agora no inverno o ideal após o banho, principalmente a noite é secar com o auxílio do secador. 

LAVAR A BARBA APENAS COM SABONETE

O sabonete limpa os pelos da barba, mas não é suficiente para mantê-la saudável e macia. Por serem mais grossos do que os cabelos, eles precisam de um produto que cuide de verdade dos fios, que ajude a desembaraçar os nós e reparar a fibra capilar. O shampoo de cuidado diário pode ser usado, porem ele não limpa profundamente os fios enquanto hidrata e proporciona brilho, muitas vezes pode ressecar os fios da barba deixando ásperos. 

Para as barbas grisalhas o cliente pode usar o shampoo matizador, (os roxos) para deixar os fios brancos com tom prata, obtendo assim um grisalho perfeito. As barbas ruivas, loiras podem usar shampoo com bases de ervas, deixando os fios mais sedosos. 

USAR QUALQUER SHAMPOO

É muito comum que os homens utilizem qualquer shampoo que estiver no banheiro para cuidar da barba, sem se preocuparem com os ativos presentes na fórmula. “Os fios masculinos são naturalmente mais espessos e, graças à testosterona, produzem mais sebo junto à raiz tornando o cabelo naturalmente mais oleoso”, explica Vinicius.  Por isso, usar produtos desenvolvidos especialmente para os cabelos masculinos faz toda a diferença no visual e na textura da barba.

Hoje temos uma linha de produtos especificas para barba, shampoos, condicionadores, balms (ceras), óleos hidratantes, escovas, entre outros. O cliente deve continuar a manutenção da barba em casa, é fundamental para os fios continuarem com brilho e sedosos. 

ESQUECER DE APARAR A BARBA REGULARMENTE

Mesmo quem quer deixar o cabelo crescer precisa cortá-lo de vez em quando para que continue forte e saudável. Essa regra também vale para as barbas, que são frequentemente negligenciadas. Um barbeiro pode aparar a barba de uma maneira que combine com o formato do rosto e a textura do fio do cliente. Consulte um profissional para saber a frequência com que sua barba deve ser aparada, pois vai depender da velocidade com que os pelos crescem. 

Para as barbas cheias o cuidado tem de ser redobrado. Muitos clientes tentam consertar a barba em casa e quando chegam na barbearia, o erro pode custar caro. “Já tivemos casos de clientes que tiveram que diminuir muito a altura da barba por conta de erros cometidos em casa”, afirma Vini. 

NÃO HIDRATAR A BARBA

Já que os pelos da barba são mais grossos do que os do couro cabeludo, eles precisam de hidratação com mais frequência. Condicionadores ajudam nessa missão, mas óleos capilares tendem a fazer efeito mais rapidamente, por causa do seu poder de nutrição. Uma pequena quantidade é suficiente para transformar a aparência e a textura da barba, que ficará macia, cheirosa e alinhada. O óleo para barba contém os nutrientes específicos para o tipo de fio.

Sobre o OBDE  

Em São Paulo, a rede O Barbeiro da Esquina tem cindo unidades espalhadas pela cidade – Tatuapé, Moema, Pinheiros e Morumbi -, todas comandadas por Vinicius Danieli, que após 20 anos no mundo corporativo, ataca de empresário da beleza. 

Vinicius é um empreendedor que há pelo menos 15 anos aderiu as madeixas de queixo e herdou o talento do bisavô para o ofício. O empresário releva que a rede OBDE é boa de técnicas, produtos, aromas, além da atenção especial ao corte de cabelo e da barba com toalhas quentes e navalha. E tem mais: iPad para ajudar na escolha de seu estilo e bebidas para maiores de 18 anos – e espera-se que o projeto cresça por meio do sistema de franquias.

Recentemente, a rede teve o seu pedido de registro de marcas deferido pelo órgão responsável de registro. Agora o grupo passa a utilizar o logo de ® em todas as lojas e materiais publicitários da marca “O Barbeiro da Esquina®”. Todos os direitos são de exclusividade da marca assim como forma de logotipo, cores e palavras utilizadas para compor o nome da empresa. A partir de hoje, qualquer loja que tentar plagiar formatos, cores e nomes responderão juridicamente pelo ato. 

O Barbeiro da Esquina® agora passa a integrar o hall das primeiras barbearias com o nome registrado. Vinicius Danieli comemora com a equipe a aprovação e explica a importância do registro: “É uma grande segurança para a rede ter o registro e garantir que outras concorrentes não utilizem os formatos, cores e palavras semelhantes. Com o registro vamos evitar muitos problemas de plágios e continuar assegurando os nossos clientes com nossa qualidade e ótimo atendimento. Estamos felizes, mais um passo conquistado”, finalizou o empresário.

Serviço:
Moema: Av. Jacutinga, 270 – Telefone: (11) 99774-7000
Pinheiros: R. Joaquim Antunes, 430 – Telefone: (11) 99658-5100
Tatuapé: Rua Serra de Japi, 982 – Telefone: (11) 99693-0982
Moema 2: Av. Jamaris, 485 – Telefone: (11) 97117-5100 
Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 5595 – Telefone: (11) 97422-5100