OK.. Vocês pediram e eu trouxe mais um post falando sobre a dança. Modalidade que está roubando a cena nas baladas. Mas me contem uma coisa, vocês sabiam que a dança pode trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais, educacionais a científicos? Como em toda atividade física o cérebro libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.
Ela pode ser praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou como uma atividade de lazer. Dançar é uma atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
O dançarino Gustavo me contou um pouco sobre esses benefícios. “A resistência que eu não adquiri fazendo musculação consegui dançando. Hoje em dia tenho mais resistência para realizar atividades simples que antes me cansavam e logico consigo ficar dançando por muito mais tempo” conta.
E ele ainda completa contando as mudanças que ele sentiu. “Olha senti mais diferença na resistência porque sei que na musculação existem treinos específicos para essa parte, senti diferença também na força e na tonificação dos braços e pernas. Essas partes do corpo são as que sinto mais diferença já que utilizo bastante na dança para efetuar aéreos e pegadas”, fala.
Então, fica aí a dica: Para a saúde física, a dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade, trabalhando membros inferiores, tais como: coxas, glúteos, pernas, abdômen e braços.
Em relação a saúde emocional, a sensação de bem-estar durante a prática do exercício provoca a liberação de endorfina, que melhora o humor e a autoestima.
Bora Dançar?