Créditos: @AGFOTOSITE

O SPFWN45 abraça o desfile do projeto Ponto Firme, criado pelo designer e artesão Gustavo Silvestre, que apresenta de forma inédita uma coleção criada e desenvolvida por detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP).   

“Quando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar a técnica do crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem. Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile no SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa”, afirma Gustavo Silvestre. 

A coleção que será apresentada no São Paulo Fashion Week é resultado do trabalho de nove meses desenvolvido por Gustavo com uma turma de 20 alunos, inspirado no dia a dia dos detentos na penitenciária e no sonho de liberdade. 

 “Uma das premissas do SPFW é a transformação, educação e formação, enxergar outras possibilidades e oportunidades. Ter um projeto como o Ponto Firme dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, ressalta Paulo Borges. 

Ao longo de sua história, o São Paulo Fashion Week sempre abraçou causas importantes que refletem o compromisso do evento com a projeção de temas de responsabilidade e inclusão social, expondo à discussão questões complexas e delicadas como a saúde dos modelos, a violência doméstica contra a mulher, a questão racial, o consumo consciente e a diversidade de gêneros entre outros.  

O Projeto Ponto Firme, protagonista da edição 45,  oferece aulas de crochê para detentos como formação técnica artesã. O tempo dedicado às aulas contribui para a ressocialização, o desenvolvimento da concentração e melhoria das relações a partir da terapia ocupacional. Os detentos participantes ganham certificação e também remissão de pena. Desde sua criação em 2015, mais de 100 alunos já se formaram com o Ponto Firme.