DESFILE | OSKLEN – ASAP OCEANS | SPFW N46 – Verão 19


“Um manifesto em prol dos Oceanos, sob uma forma conceitual, estilística e concreta“

Dando continuidade ao movimento ASAP, um chamado da OSKLEN para a urgência da adoção de um estilo de vida alinhado a práticas socioambientais, a coleção ASAP Oceans reafirma esse propósito e lança um manifesto em defesa dos mares e oceanos.

O envolvimento da Osklen e do Instituto-E com essa temática sempre esteve presente na história da marca. Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, presidente do Instituto-E e embaixador da UNESCO para a cultura da paz e da sustentabilidade, integrou, em 2017, a delegação do Ministério do Meio Ambiente para a Conferência da ONU sobre os Oceanos e atua como defensor da expansão das áreas marítimas protegidas.

Desde 2009, a Osklen e o Instituto-E são co-adotantes de canteiros de vegetação de restinga, que preservam o ambiente praiano banhado pelo mar. Só nas praias cariocas foram replantadas mais de 41.620 mudas em mais de 11.000 m2, ação que ajuda na recuperação desse ecossistema.

A defesa da saúde dos mares e oceanos é um tema urgente para toda a humanidade e a Osklen e o Instituto-E têm feito a sua parte, se mobilizando e facilitando o engajamento de seus parceiros.

Faça também parte do ativismo em prol desta causa.

Coleção SS19

Oceans, tema que permeia a história da Osklen, surge nesta temporada traduzido na fusão do universo náutico com os uniformes de mergulho e a poesia do personagem do pescador.

A economia circular e o uso de matérias-primas mais conscientes e sustentáveis seguem um compromisso assumido pioneiramente pela OSKLEN há 20 anos, quando trabalhou pela primeira vez com algodão orgânico. No último ano, para produção da linha de malha PET, a OSKLEN poupou 119 milhões de litros de água, reduziu em 70% o consumo de energia elétrica e atingiu o recorde de 272 mil garrafas plásticas reutilizadas que acabariam em lixões das cidades ou nas águas do oceano.

A coleção SS19 é uma extensão desses processos e projetos mais sustentáveis.

Osklen + Casa do Cacete

A Osklen e o Instituto-E, em parceria com o IPTI (Instituto de Pesquisa, Tecnologia e Inovação) e a Casa do Cacete, projeto composto por quatro jovens artistas empreendedores de Santa Luzia de Itanhy, no Sergipe – um dos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil – apresentam o resultado de um trabalho desenvolvido a várias mãos para a coleção SS19.

O intercâmbio de experiências e saberes resultou na co-criação de prints que estampam diversas peças da coleção. O mangue é um dos principais temas que inspiram o trabalho desses jovens, com o intuito de chamar a atenção para esse berçário da vida marinha presente na biodiversidade brasileira. Na passarela, as estampas crasto fish, aratu e os florais são resultado deste trabalho.

Osklen + Bordando o futuro

A cooperativa “Bordando o Futuro”, localizada em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu as bolsas em macramê da coleção, técnica de tecelagem feita à mão.  A parceria contribui para a geração de renda e reinserção social das bordadeiras envolvidas no processo.

Osklen + ArteSol

A ArteSol é uma organização sem fins lucrativos que trabalha há quase duas décadas investindo na valorização e promoção do artesanato tradicional brasileiro por meio de estratégias voltadas para a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural das comunidades em que atuam. Seu principal objetivo é apoiar a salvaguarda da tradição artesanal, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento socioeconômico de mais de 110 grupos produtivos em todo o Brasil. A parceria com a Osklen aparece nas peças e acessórios confeccionados em palha piaçava.

Sobre o Instituto-E

O Instituto-E é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que acredita que compartilhar informações é o primeiro passo para promover o desenvolvimento humano sustentável. A partir dessa concepção e do desejo de inovar, recorre a uma linguagem alternativa e multimídia para canalizar a energia da sociedade e direcioná-la para a defesa da nossa biodiversidade, do direito à informação e à educação e do patrimônio histórico e cultural do Brasil. O Instituto-E visa cumprir sua missão por meio da criação e gestão de uma rede que potencialize sinergias entre diferentes iniciativas e agentes da sociedade. Sua atuação se concentra nas áreas que compõem o ideário dos seis “e”s: earth, environment, energy, education, empowerment e economics.

Ficha técnica

Matérias-primas

Linho, seda, crepe de seda dublado, tricô manual de corda náutica, tricô rayon, sarja de algodão, malha dublada, plissado.

E-fabrics

Seda de gaze e linho, palha de seda, tyvek, lona eco, couro de salmão e  pirarucu, palha de piaçava.

Estampas

Pirarucu, Waves e prints em Parceria com a Casa do Cacete:

– floral light blue e floral deep blue: retratam espécies de plantas encontradas na região de Santa Luzia do Itanhy, cidade dos ilustradores;

– aratu blue: homenagem a um dos principais meios de geração de renda dessa população ribeirinha, a caça e revenda de Aratu, uma espécie comum de caranguejo da região;

– crasto fish blue: espécies de peixes encontrados na região do Crasto/Santa Luzia do Itanhy – SE, povoado da maioria dos ilustradores. 

Cartela de cor: Off White, natural, ouro, coral, azuis e preto.

BENEFÍCIOS SOCIOAMBEINTAIS APURADOS PELA COPPEAD- UFRJ

E-FABRICS | OSKLEN EM NÚMEROS

Para celebrar o marco de 850 mil peças produzidas com e-fabrics desde 1998, a OSKLEN e o Instituto-E fecharam uma parceria inédita na moda brasileira com a COPPEAD – UFRJ*, para gerar o maior estudo já realizado na moda brasileira sobre o impacto sócio-ambiental da cadeia produtiva de uma marca nacional. Os resultados desse projeto reafirmam o protagonismo da Osklen como referência em sustentabilidade através de números efetivos que comprovam sua capacidade de inovação e gestão e a posicionam como o maior laboratório de desenvolvimento de matérias-primas e projetos sustentáveis do Brasil e uma referência internacional. (tabela anexo)

*conceituada como uma das cinco maiores escolas de negócio da América Latina

 

Foto: Marcio Madeira


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