Uma das partes do corpo que mais chamam a atenção em um físico bem desenvolvido são os ombros. Com o crescimento dos músculos da região, cria-se uma silhueta mais harmoniosa, destacando a linha da cintura, que aparente menor e mais fina, conferindo mais impacto visual.

O preparador físico e atleta Marcelo Santana, é especialista em treinamentos de força e musculação. Alem disso, também é conhecido como Personal das Estrelas, por seu trabalho com as celebridades. Em sua experiência, Marcelo aponta que acabam por sentir dores e sofrer lesões por não se preocuparem com alguns detalhes importantes: “quantos casos de pessoas com dor no ombro você já encontrou na musculação? Perdi a conta. Para evitar lesões, temos de estar preocupados com os detalhes que fazem a diferença na execução perfeita dos exercícios, com os halteres, a inclinação do banco e com a base que sustenta esses exercícios, por exemplo”. 

Marcelo aponta a importância de fortalecer o manguito rotator, que é um grupo de músculos e tendões que fazem parte da complexa articulação do ombro, e que precisa ser estabilizado para evitar lesões: “quando parte destas estruturas se tornam irritadas ou danificadas, por causa de movimentos repetidos de elevação e rotação dos exercícios, isso causa dor, fraqueza e limitação nos movimentos do ombro, e lesão. A dor pode ser intensa e muitas vezes piora quando a pessoa tenta dormir de lado”.

Para evitar essas lesões e ter maior amplitude de movimentação, o Personal das estrelas indica que um simples exercício de fortalecimento, que pode ser encaixado na série (de preferência antes de começar), pode ajudar: “com uma estabilização adequada, você melhora e muito a força de alavanca do ombro, te possibilitando treinar com mais carga (sem loucuras) e prevenindo de lesões”. 

Marcelo recomenda também que sempre os exercícios sejam realizados acompanhados de um profissional de educação física e que a execução seja feita buscando a realização perfeita do movimento, em sua máxima amplitude, sem exageros na carga, dentro dos limites de cada um.