MITOS E VERDADES SOBRE OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES


Emagrecer, manter o corpo em boa forma e continuar sendo uma pessoa saudável são objetivos de muitas pessoas, e, além de um cardápio leve e contendo todos nutrientes necessários para o organismo, muitas pessoas fazem o uso dos ‘suplementos’ alimentares. Eles são os queridinhos do mundo fitness, hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que mantenha uma rotina de academia e alimentação regrada que não faça uso de pelo menos um suplemento diário.

E é aí que surgem as dúvidas, você sabe mesmo para o que serve esses reforços alimentares? Será que todas as pessoas podem usar? Ele serve para ajudar a perder peso ou para incentivar o ganho de massa muscular? Será que eles trazem riscos para quem usa? Nas lojas há diferenças para utilização, desde idade e gênero. Segundo a proprietária da Body Lab Bia Tavares, loja especializada na venda desses produtos, o público que consome suplementos hoje é maior e bastante diversificado.

“Hoje há suplementos para tudo, para quem não pode com a proteína do leite, para pessoas idosas, há até o recurso específico para o público feminino, alguns contem até o colágeno. E vejo o aumento de pessoas de outras idades procurando pelo complemento alimentar e não apenas jovens em busca de ganho de massa e definição. Esse público mudou muito ao longo dos anos”, disse a empresária que também faz uso de suplementação, mas com indicação de profissional especializado para o assunto.

Todos podem usar? Faz mal a saúde? O resultado é certo?

Para ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o queridinho do mundo fitness consultamos especialistas de diversas áreas que falaram um pouco sobre suplementos. Para começar o nutricionista Marcelo Langsdorff especializado em emagrecimento com saúde, levantou uma das questões mais importantes: Os suplementos devem ser sempre indicados por um profissional.

“Hoje em dia a venda desse recurso é livre e qualquer pessoa pode comprar, até aqueles que não são permitidos por órgãos fiscalizadores como a Anvisa. E o resultado da ingestão de um desses, pode causar danos desastrosos e muito danosos para a saúde. Não são todos que podem tomar e por isso é tão importante a indicação de um especialista”, disse.

Segundo o nutricionista, o uso dos suplementos pode sim ser associado a uma deita saudável e sempre à prática de atividades físicas, ele vai ajudar no objetivo desejado por cada pessoa. “Há médicos que indicam o uso de suplementos para emagrecimento também, mas tudo deve ser visto com um profissional. Se tomado de uma maneira errada por causar o resultado oposto. E para o ganho de massa, seu principal uso, deve ser também indicado por um especialista, unido a uma dieta específica e sempre à prática de atividades físicas eles darão o resultado esperado”, explicou.

E confirmando o que o nutricionista especificou, o personal trainer, Hermes Silvestre, afirma que a ingestão de suplementos alimentares sem a indicação necessária e sem a prática de atividades físicas, o objetivo não será alcançado. “As pessoas hoje querem uma fórmula mágica para conquistar os resultados, no entanto, essa fórmula requer dedicação. O suplemento vai ajudar no ganho de massa muscular, por exemplo, mas sempre com a prática de uma atividade específica para o local do corpo que quer ver a mudança. A indicação de um especialista aliada a práticas específicas de atividades darão o resultado esperado”, disso o personal.

Suplemento pode ser causador de acne?

Essa é uma das dúvidas que surgem, principalmente para as mulheres, quando vão começar a utilizar o suplemento, será que vai prejudicar a pele? Causar o surgimento de espinhas? Deixar a pele mais oleosa?

A resposta é um pouco mais difícil do que apenas um sim ou um não, segundo a biomédica especializada em estética corporal e facial, Dra Luciana Godinho. Segundo a especialista, o leite, principal aditivo dos suplementos é um dos causadores de acnes e pele oleosa, no entanto, não quer dizer que com a ingestão do suplemento a pele vai sofrer com essas consequências. “Não necessariamente vai acontecer com todos, depende do organismo de cada pessoa e de como ele vai reagir com a ingestão. Se o produto tiver muito a presença de vitaminas do complexo B, por exemplo, podem acontecer casos de acne. Pode acontecer também com pacientes que tiverem uma hipersensibilidade a algum dos componentes”, disse.

No entanto, segundo Luciana, é possível evitar com tratamentos básicos e cuidados com a pele, como lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, ao acordar e antes de ir dormir, com produtos específicos para a pele. E, também, procedimentos estéticos específicos para isso, como os peelings.

O suplemento causa danos aos cabelos?

Existem vários tipos de suplementos, alguns contem hormônios que favorecem a perda de cabelos e provocam a calvície, como a testosterona, também chamados de pró-hormônio ou booster de testosterora. Os mais populares são: Tribulus terrestres, Somatodrol, ZMA, ácido D-Aspártico (DAA), Gamma Oryzanol, Maca Peruana, Feno Grego, Testex, e outros do mesmo grupo. Ainda não há confirmação de pesquisas medicinais suficientes para esclarecer esses pontos, no entanto, segundo o hairstylist Vitor Avanti a ação desses produtos chega a longo prazo. “Quem tem quadro de queda de cabelos e predisposição à calvície genética, deve evitar o uso de suplementos deste tipo porque pode sim ter um aceleramento da queda de cabelos”, disse.

Abusos de suplementos são perigosos para a saúde e para o corpo

O uso de qualquer suplementação alimentar deve ser solicitado por um especialista no assunto. O excesso, ou até mesmo, a ingestão de complementos podem causar muitos danos a saúde e ao corpo, que pode até ficar deformado. Segundo o cirurgião plástico André Ramos, há casos de pessoas que precisam passar por procedimentos cirúrgicos para reparar os danos. “Não é incomum ver pessoas precisando corrigir erros com cirurgia plástica. Tudo em excesso é ruim”, disse.


Like it? Share with your friends!

Ruffino

Criador do blog Barba & Gravata, formado jornalismo e extensão em jornalismo de moda. Adora um final de semana na balada, atividade física e estar por dentro da moda.
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format