Os benefícios do Pilates para o público masculino


A prática de Pilates já é bastante conhecida e praticada pelo público feminino, estima-se que geralmente as aulas são feitas por 70% de mulheres e apenas 30% de homens. Isso ocorre porque ainda há muito preconceito com relação ao método.

Os homens acreditam que o método é ideal apenas para as mulheres, no entanto os benefícios do Pilates são muitos e inclusive são bastante utilizados por atletas de alto rendimento para fortalecimento e prevenção de lesões. Os exercícios são bastante indicados para definir o abdômen e melhorar a coordenação motora.

Exercícios realizados no Pilates “Suspensus”

O treino costuma ser tão forte quanto à musculação, no entanto se diferencia por conta dos resultados obtidos, pois é ideal para definição muscular e não hipertrofia. O Pilates trabalha também a mobilização das articulações, o que auxilia na prevenção de lesões, um verdadeiro aliado para obter um melhor condicionamento físico.

“As estatísticas já têm mudado um pouco e tendem a se equilibrar. Os homens já enxergam os benefícios do Pilates e procuram mais informações sobre a prática que é ideal para fortalecimento da musculatura, correção postural e alongamento”, afirma Nataiane Alencar, professora de Pilates e proprietária do Noah Studio de Pilates (zona sul de SP). A especialista atua na área há mais de seis anos.

Aliás, o Pilates é um método de atividade física que foi desenvolvido por um homem, Joseph Pilates, que tem como tema principal um conceito denominado contrologia (condicionamento físico que visa a coordenação e o controle consciente de todos os movimentos do corpo, integrando corpo e mente). Ele foi criado à princípio para soldados que se feriram e ficaram debilitados por conta da guerra, posteriormente chegou até os atletas e hoje se expandiu para o público em geral: homens, mulheres, gestantes, idosos e crianças.

Ou seja, o Pilates pode ser praticado por qualquer indivíduo em todas as faixas etárias, incluindo até mesmo bebês acompanhados das mães e porque não dos pais.

 

Benefícios

*Prevenção de lesões musculares e articulares
*Fortalecimento da musculatura
*Ganho de coordenação motora
*Condicionamento físico
*Alivia o stress
*Melhora dores na coluna


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Ruffino

Criador do blog Barba & Gravata, formado jornalismo e extensão em jornalismo de moda. Adora um final de semana na balada, atividade física e estar por dentro da moda.
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