Os benefícios do Treino Funcional


Pela facilidade e liberdade na prática,  a modalidade cresce a cada ano

Pular, puxar, correr, agachar, girar e empurrar são movimentos comuns do dia a dia de qualquer ser humano, mas que também fazem parte do Treinamento Funcional, uma das atividades que mais conquistam adeptos masculinos em território brasileiro. Mas afinal, quais são os benefícios desses exercícios considerados “normais” para o corpo humano?  

 

Esses exercícios aumentam a força muscular, melhora o equilíbrio estático e dinâmico

Profissional em educação física e personal trainer há três anos, Ewerton Fernandes, trabalha com Treinamento Funcional diz para o Barba e Gravata que os benefícios dessa prática são inúmeras. “Esses exercícios aumentam a força muscular, melhora o equilíbrio estático e dinâmico, acelera o metabolismo, aumenta o gasto calórico, melhora o condicionamento,  resistência, agilidade, melhora a postura, melhor no desequilíbrio musculares, alivia dores e estresse” contou.

Ainda diz que, o treinamento funcional é baseado na origem do ser humano, pois nos primórdios da humanidade, era necessário treinar e melhorar a aptidão física e ter uma ótima funcionalidade corporal para conseguir sobreviver e escapar dos perigos constantes.

Ah, mas o Treino Funcional e o Crossfit – patente criada nos anos de 1990, nos EUA, que unia atletismo, ginástica olímpico e  levantamento de peso – são a mesma coisa, você deve estar se perguntando agora, não é mesmo? Então, Ewerton diz que não e ainda explica o por quê. “Os movimentos são feitos com o peso do próprio corpo. O Crossfit, por sua vez, trabalha força, resistência e condicionamento físico para melhora em todas as tarefas físicas. Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser executado em alta intensidade e você precisa executar os movimento contra o relógio. Então, você tem que ir até o limite do seu corpo”, completou.

O treinamento funcional diferente de outras modalidades, é acessível a todos. Pois desde um simples puxar de móvel ou até mesmo ao empurra um carrinho de mão, arrastar uma planta, agachar para pegar algo que caiu, você já está fazendo um treinamento funcional. Mas para conseguir um resultado mais rápido e completo, procurar um profissional da área é o mais indicado, para te ajudar a ter um efeito mais rápido e duradouro.

Ewerton Fernandes é formado em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, atua como personal trainer auxiliando pessoas a cuidarem da saúde e alcançarem os objetivos por meio dos exercícios físicos. Além de, realizar consultorias online e aulas específicas para corredores de rua.

Para conhecer um pouco mais deste profissional e suas atividades, você pode acompanhá-lo por seu perfil do Instagram no @ewertonfernandestrainer.

Por: Gustavo Gomes

 


Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format