O Sentido da Semana Santa que ainda prevalecem em terras mineiras

Bom galera, entre algumas viagens que fiz, conheci na semana santa, algumas cidades mineiras que mantem algumas tradições.Se existe um lugar que esta data ainda é respeitada, é em Minas Gerais.

Nesses quatro dias de viagem pelo estado mineiro (Barbacena, Juiz de Fora, Tiradentes, São João Del Rei, Santos Dumont), percebi o quanto essa data ainda é respeitada e o quanto o chocolate e o coelho perde parte do seu valor na semana em que a pessoa que deveria estar presente todos os dias em nossas vidas é exaltada. Jesus Cristo.
O silêncio era presente por todos os cantos das cidades que visitei como sinal de respeito.

Não satisfeito em só seguir as tradições, fui buscar conhecer as tradições das cidades mineiras. Uma vez que todas as pessoas de minha família foram criadas lá. Coloquei em minha mala a vontade e a curiosidade de saber como as pessoas reagiam a essa data. Nessas cidades visitadas, pude perceber o clima de tranquilidade, pelo fato desta época do ano, representar os 40 dias em que Jesus Cristo foi torturado e morto, as pessoas se mantém em clima de luto. Além das igrejas com as imagens de santos tampadas de panos roxos.

Sempre tive uma orientação espiritual bastante trabalhada em minha família. Respeitei e sempre entendi todas as datas comemorativas religiosas. A Semana Santa é a segunda festividade católica que mais mexe com as pessoas.  Durante os dias da Paixão de Cristo, as pessoas aprendem muito mais sobre a cultura de uma determinada religião e sua visão de espiritualidade.

Aqui no Brasil, as produções de tapetes com serragem colorida que enfeitam as ruas e as peças que encenam a crucificação de Cristo dão início às celebrações que culminam no festejo da Páscoa, com a tradicional troca de ovos de chocolate.

O mais interessante desta viagem, foi notar que a Semana Santa é uma tradição histórica da Igreja Católica que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Onde as mudanças culturais influenciaram em como os cristãos vivenciam hoje o período da quaresma. Outro momento bastante interessante foi observar que esses locais visitados se destacam por conta de suas procissões religiosas. De modo geral, é todo um ritual que congrega as cidades e a população, demonstrando a religiosidade.