A Timberland, maior marca de lifestyle outdoor do mundo, ganha operação própria no Brasil a partir de 2017. A marca, comprada em 2011 pela VF Corporation, era distribuída até então pelo grupo Alpargatas. 

 A nova operação, dentro do portfólio de marcas da VF do Brasil, marca um novo momento da Timberland no país. A marca, que é possui atualmente 13 lojas em cidades como São Paulo, Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e Fortaleza, passa a apostar em um posicionamento muito mais voltado para o mercado de lifestyle, ainda mais conectada com consumidores que valorizam o estilo de vida outdoor, ou seja, curtem o ambiente urbano e privilegiam atividades ao ar livre.

 Esse novo momento traz um grande incremento no mix de produtos (calçados, roupas e acessórios), além de investimentos em marketing, eventos e ações com formadores de opinião que trazem perspectivas de grande crescimento da empresa no Brasil em 2017.

Um dos pilares dessa renovação de posicionamento é a Yellow Boot, a famosa bota amarela criada em 1973 como um calçado impermeável para aventureiros que se transformou em um ícone fashion nos pés de celebridades como Cara Delevingne, GwenStefani, Rihanna, Beyonce,  Jay Z e Kayne West.

 A Timberland também é conhecida por ter a sustentabilidade social e ambiental em seu DNA, já que busca ser sustentável desde seus processos de produção até a escolha de seus fornecedores. Em 2014, 79% dos calçados fabricados pela marca tiveram materiais reciclados em sua composição e desde 2009 a marca transformou mais de 185 milhões de garrafas PET em produtos. 

Em 2016, a Timberland anunciou um projeto de aumentar seu impacto social em cidades norte-americanas que possuem lojas da marca, começando pela Filadélfia. A ideia é medir o espaço físico ocupado pela marca na cidade e restaurar um espaço equivalente de área verde nessas cidades, uma a cada ano, até 2020. 

A marca realiza dois eventos globais que estimulam a responsabilidade social de seus colaboradores e das comunidades nas quais atua. Todos os funcionários da empresa dedicam 40 horas anuais para ações como o Serv-a-palooza” no qual trabalham em prol de comunidades carentes, e o “Earth Day”, dia em que a empresa realiza ações em prol da natureza abertas a todo o público. Em 2014, a marca atingiu um milhão de horas de serviço comunitário global.  Destacam-se também grandes projetos realizados pelo mundo como o “PlantmyPledge”, que promoveu o plantio de duas milhões de árvores para evitar o aumento da desertificação da regiao de Horqin, na China, e um projeto no Haiti que ajudou mais de três mil pequenos produtores a criarem fazendas sustentáveis e que se transformou em um famoso documentário (http://www.kombitfilm.com/).

 Sobre a VF Corporation

 Criada em 1899, A VF Corporation (NYSE: VFC) é líder global em design, produção, marketing e distribuição de marcas de vestuário, calçados e acessórios com um portfolio diversificado que incluí mais de 30 marcas como The North Face®, Vans®, Timberland®, Wrangler®, Lee® and Nautica®. Em 2015, o grupo, que emprega 64 mil colaboradores, registrou faturamento de US$ 12,4 bilhões.

Mais informações podem ser obtidas no site www.vfc.com.