VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE PEQUI?


Genteeeeee…..

Como vocês sabem tenho uma vida regrada na minha alimentação e na minha suplementação. E essa semana me chegou de presente um óleo que gostei muito: O ÓLEO DE PEQUI! A NAIAKm empresa na qual produz esse óleo, é a primeira empresa a produzir Óleo de Pequi em cápsulas, produto desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília após 18 anos de pesquisas. Olha, que tomei e já comecei a sentir uma diferença bem bacana!

 

Foram 18 anos de pesquisa e, finalmentechegou ao consumidor o Óleo de Pequi em cápsulas. O produto foi desenvolvido pela RTK Indústria a partir de uma parceria firmada com a Universidade de Brasília (UnB) e foi objeto de estudos sob a coordenação do biólogo PHD César KoppeGrisólia, professor-titular, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas e coordenador do Laboratório de Genética da UnB. Rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórias, o Óleo de Pequi passou por diversos estudos, incluindo Mestrado e Doutorado, e, quando analisado em atletas, demonstrou efeitos benéficos contra a oxidação do corpo (efeito que normalmente ocorre de forma muito intensa em atletas que praticam esportes de longa duração e intensidade). Foram verificados ainda benefícios referentes à sua ação anti-inflamatória, proteção cardiovascular, prevenção de aterosclerose e redução de pressão arterial.

Este estudo conduzido pelo Prof. Grisólia contou com 126 atletas. Eles correram uma maratona e fizeram os exames iniciais. Depois disso, usaram 400 mg de Óleo de Pequi em cápsulas durante 14 dias. Após este período, correram uma nova prova e realizaram mais testes a fim de analisar os radicais livres, mutações gênicas, pressão arterial e colesterol. Os resultados mostraram que, após ingerirem as cápsulas, os atletas tiveram menos inflamação muscular, menos danos no DNA das células e menos estresse oxidativo. As análises também mostraram que os atletas acima de 45 anos tinham produção de radicais livres mais altas. Embora os testes tenham sido positivos também com jovens, o Óleo de Pequi parece mais benéfico aos atletas mais velhos.

A pesquisa gerou uma patente para a UnB e o licenciamento da tecnologia foi adquirido pela marca Naiak, da RTK Indústria, de Brasília, que participou dos estudos e do desenvolvimento para produção em larga escala. O produto é enquadrado na categoria de novos alimentos. O Óleo de Pequi é vendido no site www.naiak.com.br. Os diversos estudos conduzidos sobre o produto estão disponibilizados no site www.oleodepequi.com.br.

“O extrato com o óleo de polpa de pequi apresenta propriedades nutracêuticas. Isto é, melhoram certas condições fisiológicas, como a cardiovascular. Além disso, tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo conta processos degenerativos crônicos”, explica o professor da UnB.

As pesquisas também destacaram a importância da preservação do cerrado, e a valorização da cultura regional.  Com os resultados em mãos, já foi possível criar, inclusive, um modelo de exploração sustentável com geração de mão-de-obra e rendimento para as comunidades rurais da região.

No dia 24 de fevereiro foi feito o lançamento oficial do Óleo de Pequi em cápsulas durante o aniversário do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB, em Brasília. O lançamento para o grande público foi feito durante o Congresso HiNutrition, em São Paulo, que aconteceu de 17 a 19 de março. De 7 a 9 de julho, durante a Consufarma 2016, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o produto.

Outros benefícios

O pequi contém diversos antioxidantes como carotenóides, vitamina C e compostos fenólicos, e sua composição de ácidos graxos é representada principalmente pelo Ômega 9 (51,37 a 55,87%) e palmítico (35,17 a 46,79%). O produto obtido pelo fruto típico do cerrado já rendeu mais de dez artigos científicos, duas teses de doutorado e uma de mestrado. A tese de doutorado, desenvolvida por Ana Luisa Miranda Vilela, apontou que, em doses adequadas, o óleo de pequi tem potencial para ser usado como adjuvante na quimioterapia do câncer, na forma de suplemento na dieta, o que demanda mais estudos.

 

 


Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format